Ventilação mecânica em espaços confinados

Escrito por RioFlux Administration
em setembro 26, 2019

A ventilação mecânica em espaços confinados é um processo que promove a renovação do ar, reduz à concentração de substâncias tóxicas e perigosas, e permite maior controle térmico e de odores, garantindo assim, condições atmosféricas favoráveis e seguras para a realização de trabalhos nesses espaços.

O que são os espaços confinados?

Os espaços confinados são locais ou ambientes que não foram construídos, nem projetados para circulação de pessoas com maior frequência. Portanto, para viabilizar a realização de trabalhos e minimizar os riscos neste tipo de ambiente, são necessários alguns equipamentos específicos de ventilação mecânica a fim de garantir a segurança. 

Os riscos de trabalhos em espaços confinados 

A execução de trabalhos em espaços confinados é uma das principais causas de acidentes graves, já que apresenta diversos riscos, tais como: explosões, incêndios, soterramentos, falta de oxigênio na atmosfera do ambiente (asfixia), entre outros.  Muitos desses acidentes são fatais, o que só evidencia ainda mais a importância e necessidade de um sistema de ventilação adequado com exaustor e insuflador de ar para trabalhos realizados em espaços confinados. 

trabalhador jovem usando ventilação mecânica em espaço confinado

Norma Regulamentadora NR-33: Segurança e Saúde nos trabalhos em espaços confinados

A ventilação mecânica em espaços confinados é um procedimento de segurança obrigatório que faz parte da Norma Regulamentadora NR-33 e trata da Saúde e Segurança nos trabalhos em espaços confinados. Tem como objetivo estabelecer os requisitos mínimos para identificação de espaços confinados e o reconhecimento, avaliação, monitoramento e controle dos riscos existentes, de forma a garantir permanentemente a segurança e saúde dos trabalhadores que interagem direta ou indiretamente nestes espaços.  

Saiba mais: Leia a NR-33 na íntegra

O Anexo IV do Guia NR-33 Web descreve a ventilação mecânica como a medida mais eficiente para controlar atmosferas perigosas em virtude da presença de gases e vapores tóxicos e inflamáveis e deficiência de oxigênio. Além de renovar o ar, auxilia no controle do calor e da umidade no interior dos espaços confinados.

Saiba mais: Leia o Anexo IV do Guia NR-33 Web na íntegra  

O equipamento adequado para trabalhar em ambiente confinado

Para que o sistema de ventilação seja eficiente é necessário escolher o equipamento adequado para compor o ambiente confinado destinado à realização de um trabalho. Para isso, leve em consideração o tamanho do ambiente, o número de trocas de ar necessárias, a taxa de fluxo de ar do equipamento, incluindo a perda de fluxo gerada pelos acessórios como dutos e curvas no sistema. Assim, você terá informação suficiente para escolher o melhor equipamento.

Tipos de equipamentos para ventilação mecânica em ambientes confinados

trabalhador usando exaustor insuflador em espaço confinado

Conheça as três categorias de ventilação mecânica para ambientes confinados

A ventilação geral por insuflação consiste em:

  • Manter os níveis adequados de oxigênio e otimizar a ventilação geral;
  • Diluir contaminantes presentes ou gerados em atividades não passíveis de exaustão localizada. Exemplos: corte a chama, pintura, etc.;
  • Promover conforto térmico, sendo esta, uma consequência necessária na maioria dos casos.

A ventilação local por exaustão consiste em:

  • Captar poluentes o mais próximo possível da fonte geradora;
  • Otimizar a ventilação geral;
  • Aplicável principalmente em processos de soldagem ao arco elétrico.

A ventilação combinada por exaustão / insuflação consiste em:

Combinar os dois (2) procedimentos anteriores, promovendo melhor qualidade atmosférica.

operário fazendo manutenção em espaço confinado sem ventilação mecânica

A RioFlux oferece as melhores soluções de ventilação mecânica para espaços confinados

A RioFlux busca aliar tecnologia e inovação aos seus produtos proporcionando maior satisfação para os seus clientes no que se refere à exaustão e ventilação adequada em  muitos tipos de ambientes confinados. 

Nossos diversos modelos de ventiladores, exaustores e insufladores de ar proporcionam maior conforto térmico, mais produtividade, baixo custo, além de redução no consumo de energia para o trabalho a ser realizado.   

A locação ou venda de nossos equipamentos é a solução mais eficiente e econômica para o controle atmosférico e para reduzir a sensação de calor em qualquer tipo de ambiente confinado. 

Conheça nossos produtos!

Pin It on Pinterest

×