Exaustores para banheiros: saiba por que é importante usar

Escrito por RioFlux Administration
em setembro 26, 2019

Os exaustores de banheiros são muito importantes pois são opções de produtos que auxiliam no controle de odores e da umidade do ar, tornando seu banheiro um ambiente mais saudável. 

O banheiro é um dos cômodos mais suscetíveis à proliferação de bactérias e germes devido à constante umidade no ambiente. Mesmo com limpeza adequada e periódica, ao longo do tempo, resíduos podem se acumular em seu banheiro comprometendo a qualidade do ar.

Alguns banheiros não possuem ventilação adequada, o que é um fator que dificulta a dispersão de odores desagradáveis, além de que a falta de renovação do ar, pode ocasionar o surgimento de mofo em seu banheiro. 

Por que utilizar um exaustores para banheiros?

Os exaustores de banheiros são projetados para renovar o ar do ambiente, ideais para eliminar com eficiência odores, vapores, mofo, fungos, bactérias e umidade excessiva desagradáveis em todos os tipos de banheiros e lavabos. 

Portanto, para garantir a qualidade do ar dentro de seu banheiro, você deve instalar um exaustor adequado para o ambiente. Esse tipo de proteção é fundamental para a manutenção da saúde e qualidade de vida, evitando desde problemas respiratórios até o contágio de uma série de outras doenças. 

mulher dentro do banheiro usando exaustores para banheiro

Como funciona os exaustores para banheiros?

O exaustor para banheiro é parte do sistema de renovação de ar, que funciona como um extrator de ar do ambiente. O procedimento ocorre por meio de uma pequena hélice, que capta o ar de dentro e o joga para fora mediante um duto. Durante o processo, ele também retira o excesso de umidade do banheiro. 

Porém, a renovação de ar só é completa, com a entrada de ar novo no banheiro, o que pode ocorrer por meio de pequenas frestas na porta ou ainda, com a instalação estratégica de uma grelha na parte inferior da porta ou da parede, em sentido oposto ao ponto onde o exaustor será instalado. 

É um mecanismo relativamente simples, que funciona conectado à rede elétrica.

Normalmente, na instalação, coloca-se um sensor de presença, para que o exaustor só se ative quando o banheiro for utilizado. Outra opção é instalar um interruptor para que o exaustor ligue quando for desejável.

Como escolher o exaustor adequado para o seu banheiro?

O primeiro passo é definir se o exaustor ficará posicionado no teto ou na parede de seu banheiro, verificando a importância dele ser instalado estrategicamente no lado oposto à entrada de ar.  Segundo passo, considere o tamanho de seu banheiro e verifique se a vazão de ar, medida em metros cúbicos por hora, é compatível com as dimensões de seu banheiro em metros quadrados. 

Só depois dessa avaliação inicial, você estará apto a conhecer os modelos disponíveis e escolher o exaustor mais adequado para o seu banheiro. 

exaustor para banheiro série silent e TD

Principais tipos de exaustores para banheiros

Os principais tipos de exaustores para banheiros variam de acordo com a seleção da forma de instalação: 

Exaustor de teto

Esse tipo de exaustor de banheiro é instalado no teto do cômodo. Em sua forma de funcionamento, o ar é geralmente descartado através de dutos que conduzem ao telhado ou ao ambiente externo. Costuma ser a opção mais utilizada de ventilação para banheiros. 

Exaustor embutido 

Essa opção foi projetada para ser instalada na área diretamente acima do banheiro. Seu funcionamento é similar ao de teto, mas possui desempenho mais arrojado. 

Algumas das vantagens dos exaustores embutidos ou in-line são: a redução de ruído e a possibilidade de instalação de múltiplos pontos de escape para o ar descartado.

desenho do funcionamento de um exaustor para banheiro in line embutido

Exaustor de parede

O exaustor de parede pode ser instalado em uma parede interior ou exterior do banheiro. Costumam ser utilizados em banheiros que não possuem área livre acima do teto. Quando o aparelho é colocado em uma parede com acesso ao exterior, dispensa o uso de dutos ou canalização.

Exaustores combinados ou multitarefas

Alguns tipos de exaustores apresentam adicionais como climatizador, iluminação e sensor de umidade combinados. Essa opção é ideal para quem procura funcionalidade e versatilidade, sem negligenciar a decoração do banheiro. 

O que realmente diferencia cada modelo de exaustor é o diâmetro da passagem de ar. O importante é que o exaustor seja de qualidade e adequado às necessidades específicas de seu banheiro, além disso, procure um profissional especializado para realizar a instalação de seu exaustor

esquema de possibilidade de instalação de exaustores de banheiro parede e teto

Nossos equipamentos RioFlux são produzidos com materiais de alta qualidade que asseguram maior resistência e durabilidade dos produtos, bem como precisão, baixo nível de ruído e eficácia quanto as suas atribuições.

Confira nossa variedade de exaustores para banheiros!

Pin It on Pinterest

×