Como nosso corpo reage à exposição ao calor excessivo?

Escrito por RioFlux
em dezembro 11, 2019

A exposição ao calor excessivo afeta diretamente o nosso cotidiano, e para isso, não precisamos estar efetivamente no sol, pois o aumento de temperatura dentro dos ambientes já é o suficiente para provocar reações diversas e desagradáveis em nosso corpo.

Portanto, todo e qualquer ambiente precisa ter um sistema de climatização adequado, seja ele residencial ou corporativo (comercial, industrial, etc).

Para as empresas e estabelecimentos comerciais, torna-se essencial investir em métodos de ventilação e renovação do ar para melhorar a temperatura dos ambientes, tornando-os mais agradáveis aos seus colaboradores e clientes. Principalmente no caso das indústrias, onde as temperaturas costumam ser elevadas e acabam por gerar grandes transtornos para as pessoas que transitam nesses ambientes.

Conheça os principais problemas causados ao nosso organismo pela exposição ao calor excessivo e como podemos contorná-los utilizando um sistema de ventilação e climatização adequado:

Principais sintomas da exposição ao calor excessivo:

Pressão baixa

O nosso corpo reage de diferentes formas à temperatura, no caso do calor, ele dilata nossos vasos sanguíneos. Assim, o nosso coração não precisa bombear com tanta força o sangue para que passe com tranquilidade pela veia, porém a velocidade com que o oxigênio circula pelo corpo acaba diminuindo também. Isso faz com que a pessoa se sinta mais tonta e reaja de forma mais lenta aos estímulos.

Em um ambiente de trabalho, por exemplo, isso pode ocasionar sonolência nos colaboradores, e por consequência, baixa produtividade, além de ser muito arriscado para a saúde.

Câimbras

As câimbras aparecem como uma forma de aviso do corpo sobre o suor excessivo, que ocasiona a grande perda de líquidos, nutrientes e eletrólitos como potássio, cálcio e sódio, que fornecem energia para o corpo ter força suficiente para realizar as tarefas do cotidiano.

Nossa dica é sempre tomar bastante água ou isotônicos para se manter hidratado e não se expor a ambientes com calor excessivo, principalmente se for realizar atividades mais pesadas.

homem negro passando mal por causa da exposição ao calor

Intermação

Ocorre quando a temperatura do corpo aumenta consideravelmente devido ao ambiente e não consegue mais se resfriar. Isso causa muita tontura, palidez, suor frio, cansaço, náusea, respiração acelerada e dilatação na pupila.

Sintomas que podem se agravar, caso a pessoa esteja utilizando roupas que não permitem a transpiração e em um ambiente muito úmido e quente.

Cansaço extremo

Quando estamos expostos a um ambiente com temperatura alta e calor excessivo, o nosso corpo fica em estado de alerta e ativo, o que impede o descanso e relaxamento. A produtividade diminui muito e pode gerar uma série de desconfortos e atrapalhar e muito a realização das atividades diárias.

Como podemos evitar problemas com a exposição ao calor?

Para evitar esses problemas, basta ajustar corretamente a temperatura do ambiente. A solução é ter um sistema de ventilação e climatização adequado, mantendo uma temperatura agradável nos ambientes, sejam eles residenciais, comerciais ou industriais.

Principalmente, no caso de empresas, a temperatura tende a ser cada vez mais alta, podendo comprometer a saúde, e a produtividade dos colaboradores, já que ficam por um longo período de tempo nesses espaços confinados. Portanto, torna-se essencial a instalação de equipamentos especializados.

A RioFlux tem as melhores soluções em locação e venda de equipamentos especializados para auxiliar você e sua empresa a manter uma temperatura agradável nos ambientes, aumentando a qualidade do ar e a produtividade. Conheça nossos Ventiladores, Exaustores e Climatizadores!

Pin It on Pinterest

×